Observamos duas tendências significativas na computação hoje, a mudança para aplicações web / baseados em nuvem e a proliferação de dispositivos conectados à web móvel. Como esses aplicativos web e dispositivos móveis tornaram-se mais capazes, os usuários estão esperando as mesmas capacidades do que eles têm em seus PCs, e a impressão é perto do topo dessa lista.
Replicar as arquiteturas de impressão complexos de sistemas operacionais tradicionais PC nesses nova classe de dispositivos não é desejável e, muitas vezes inviável. Ninguém no ecossistema de impressão - os usuários, desenvolvedores, fabricantes de impressão - quer estender a necessidade de drivers e todos os recursos de impressão para uma nova geração de aplicações móveis.
Isto é conseguido através do uso de um serviço de impressão em nuvem. Apps já não contam com o sistema operacional local (e drivers) para imprimir. Em vez disso, como mostrado no diagrama abaixo, os aplicativos (sejam eles um ambiente de trabalho nativa / app móvel ou um aplicativo web) querem usar as nuvens para enviar e gerenciar trabalhos de impressão. GCP é então responsável por enviar o trabalho de impressão para a impressora apropriada, com as opções em particular selecionada pelo usuário, e fornecer o status do trabalho para o aplicativo.
Como fazer? Ele só funciona no Google Chrome , quem estiver disposto a encarar siga o tutorial www.google.com/landing/cloudprint/win-enable.html. fonte: Google