A associação de arquivos é feita para que, ao clicar duas vezes sobre um item, ele seja aberto em um programa-padrão. O problema é que, algumas vezes, um novo aplicativo, ao ser instalado, faz uma reassociação dos formatos com os quais trabalha.
Caso isso tenha acontecido com você, é possível contornar a situação de duas formas. A primeira delas, paliativa, é clicar com o botão direito do mouse (ou usar o atalho [Control] + [Clique]) e escolher Abrir com, no menu.
Mas para não ter de fazer isso sempre que quiser abrir esse arquivo em determinado programa, você deverá restabelecer as associações. Clique com o botão direito do mouse (ou use [Control] + [Clique]) e, no menu contextual, escolha a opção Obter Informações.
Na nova janela aberta, desça a barra de rolagem até que a opção Abrir com seja mostrada. Clique sobre a lista e escolha o programa que será utilizado para abrir o arquivo. Clique em Alterar Tudo para que todos os arquivos do mesmo formato passem a ser abertos no novo programa.
Enviado via iPad 2