Pages

terça-feira, 7 de junho de 2011

Apple liquida com Google Music e Amazon Cloud Player

A pesquisa do Music WithMe fez um levantamento recentemente e descobriu que os usuários do iTunes ouvem apenas 19% das suas música. Eu com certeza confirmo esses números.
O usuário médio possui 5.400 músicas ( no meu caso 3.500), mas nunca ouviu 4.100 ( duvido que eu ouça 665). Como a tendência é só aumentar, o sistema defendido pelo Google e pela Amazon de mandar para as nuvens TODAS as músicas de TODO mundo, vai ficar insuportável e absolutamente improdutivo.
Quando vemos a estratégia da Apple para o iCloud verificamos o quanto ela está certa diante dos números da pesquisa. No iCloud não só é desnecessário fazer o upload de todas as suas músicas (na pior das hipóteses só o que o iTunes Match não identificar), como é possível baixá-las sob demanda de um banco de dados unificado, apenas quando você desejar ouvi-las. Imagina quantas músicas absolutamente iguais existem entre os ouvintes do iTunes. Incalculável. Enquanto isso Google e Amazon terão que armazenar a mesma música milhares, incontáveis vezes, já que mesmo ouvindo 19% ninguém quer deletar os outros 81%.
A solução da Apple é tão conveniente que chega a parecer que eles conheciam perfeitamente esses números e não agradava nada o modelo seguido pelas concorrentes. Brilhante.