Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Utilitário Airport - Acesso remoto ao drive ligado ao Airport Base Station

A Apple atualizou recentemente o seu Utiltário Airport para a versão 6.0 deixando-o com o mesmo visual que o utilitário lançado para o iPhone e iPad, recentemente.
Mas há mais novidades, saiba o que pode agora fazer com esta atualizada ferramenta.

Mas as alterações não se ficaram por aqui, a Apple também actualizou os firmwares do Airport Base Station e da Time Capsule compatíveis com o protocolo 802.11n, esta actualização corrigiu vários problemas de performance e trouxe finalmente o suporte da opção de aceder remotamente aos discos da Time Capsule através de uma conta iCloud. A partir de agora todos os felizes contemplados de uma Time Capsule ou de HDDs Ligados a um Airport Extreme podem aceder aos seus discos remotamente.
A função “Voltar ao meu Mac” (Back to my Mac) surgiu na versão 10.5 (leopard) do Mac OS X e de entre outras funções permite a Partilha do ambiente de trabalho e de ficheiros. Para ter acesso a estas funções seria necessário ter uma conta do MobileMe. Com a transição para o iCloud felizmente a opção back to my mac está também incorporada assim como a opção de aceder remotamente ao disco da Time Capsule ou a discos ligados a um Airport Extreme, esta última só possível com a recente actualização do firmware.
Para aceder aos Discos remotamente basta para isto ter uma conta iCloud activa.
Abra o utilitário do Airport e configure a sua conta iCloud dentro do novo painel como podemos ver nas imagens que se seguem:
Depois basta ir à secção dos Discos e ativar a opção de partilha de ficheiros. Aconselhamos a escolher a opção de Proteger os discos partilhados com palavra-passe do dispositivo.
Agora sempre que se ligar à Internet fora de casa vai poder aceder aos seus Discos da Time Capsule/Airport Extreme remotamente.
Apesar das críticas por parte de alguns utilizadores mais exigentes e que necessitam de opções mais avançadas, este novo utilitário do Airport está mais user friendly e com um aspecto mais simplista baseado no mesmo visual que o utilitário com o mesmo nome para iOS.
Esta actualização torna a sua utilização muito mais fácil e as suas opções são suficientes para a maioria dos heavy users.

\Ótima matéria do site http://pplware.sapo.pt