Pages

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O ensino do futuro. Um homem e uma idéia . Em 24 de junho de 2011 este post foi publicado. Em 01/2/2012 a Veja deu a este assunto a matéria da capa da edicão nr. 2254. É bom ver que nem sempre andamos atrás dos grandes.

A Academia Khan  (link http://www.khanacademy.org/)é uma   organização educacional criado em 2006, sem fins lucrativos,  por  Salman Khan . Com a missão de "proporcionar uma educação de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar", o site fornece uma coleção on-line gratuito de mais de 2.300 palestras  em vídeo armazenado no YouTube,  ensinando  matemática, história, finanças, física, química, biologia, astronomia e economia. Para se ter uma idéia, a parte de História obrigou o Khan, um homem...
nitidamente de formação em exatas, a aprender tudo sobre Revolução Francesa para poder fazer seus tutoriais.
Salman Khan nasceu e cresceu em New Orleans , Louisiana .  Seu pai é de Barisal , Bangladesh e sua mãe nasceu em Kolkata , Índia . Khan detém três graus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts : bacharelado em matemática, uma BS em engenharia elétrica e ciência da computação, e um MS em engenharia elétrica e ciência da computação. Ele também tem um MBA da Harvard Business School . No final de 2004, Khan começou a ensinar seu primo Nadia matemática usando Yahoo! 's notepad Doodle. Quando outros parentes e amigos procuraram o seu tutorial, ele decidiu que seria mais prático distribuir os tutoriais pelo YouTube .  Sua popularidade  e os pedidos dos alunos  solicitando novos materiais fizeram Khan deixar o emprego em finanças em 2009 e concentrar na Academia o tempo inteiro.  Bill Gates uma vez disse que Khan era uma das pessoas mais inteligentes que conhecia e que pretendia fazer grandes doações para sua fundação. Em dezembro de 2009, o YouTube que hospeda os tutoriais de  Khan  recebeu mais de 350 mil visualizações por dia.  Cada vídeo é executado por aproximadamente 10 minutos.  Khan evitou um formato que possa envolver uma pessoa em pé junto a um quadro branco, desejando, em vez disso, apresentar o conteúdo de uma forma semelhante ao sentado ao lado de alguém e resolver um problema em uma folha de papel: "Se você está assistindo um cara fazer uma problema enquanto pensa em voz alta, eu acho que as pessoas ficam mais interessadas e os assuntos menos assustadores. Offline versões dos vídeos foram distribuídos, sem fins lucrativos, para grupos das áreas rurais da Ásia, América Latina e África .  Embora o conteúdo atual da Academia de Khan esteja focado principalmente com pré-universitários de matemática e física, Khan afirma que seu objetivo a longo prazo é fornecer "dezenas de milhares de vídeos em praticamente todos os assuntos" e para criar "a primeira escola de classe mundial virtual onde qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa." 
O sucesso se deve principalmente a necessidade de pouca tecnologia. Nos tutoriais de conversação a face Khan nunca aparece e os espectadores vêem apenas o seu passo-a-passo  em uma lousa eletrônica.
O projeto tem recebido inúmeras doações para o financiamento de seu projeto de várias pessoas e grandes empresas de todo o mundo, sendo as mais famosas as do Google e de Bill Gates, com milhões de dólares. O Google está pretendendo traduzir toda a biblioteca de Khan para inúmeros idiomas.
No último Aspen Ideas Festival, perante um público de 2.000 pessoas, Bill Gates fez o elogio público do projecto de Sal Khan, afirmando que parecia impossível como se consegue fazer grandes projetos com meios tão limitados. Afirmou, também, que ele e o filho de 11 anos têm devorado as aulas de álgebra e biologia, que a Academia tem no YouTube.

Dica do Alex.