Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resumindo o WWDC2011 -iCloud


O esperado serviço de armazenamento de dados “nas nuvens” da Apple agora tem nome. iCloud, que sincronizará os arquivos do usuário entre os dispositivos móveis da Apple.
“Hoje em dia, é um trabalho e uma frustração manter todas as nossas informações e arquivos atualizados em todos os nossos dispositivos”, disse Steve Jobs. “O iCloud mantém os dados importantes e o conteúdo atualizado em todos os aparelhos. Tudo acontece automaticamente e via Wi-Fi e porque é integrado aos nossos aplicativos, você não precisa nem pensar – ele funciona”, completou. Assim como o iOS 5, o iCloud (gratuito!) só estará disponível aos usuários a partir de setembro.
Uma das coisas que chamaram atenção no evento foi o Photo Stream, que automaticamente transfere as fotos tiradas ou importadas de Macs ao iCloud. Com ele, é possível baixá-las em qualquer dispositivo móvel ou computador (ou Apple TV) sem a necessidade de abrir o (demorado) iPhoto. Para economizar espaço, só poderão ser guardadas mil fotos em cada dispositivo até que possam ser movidas para um álbum e serem armazenadas para sempre. Macs e PCs poderão ter todas as fotos do Photo Stream. O iCloud armanazerá estes arquivos por 30 dias.
O “one more thing” da apresentação não foi nenhum iPhone ou hardware novo. Como a Apple prometeu, a WWDC 2011 seria focada em software e somente software. Por isso, o adicional foi o iTunes nas nuvens, que funciona da mesma forma dos aplicativos. É possível baixar compras já feitas na iTunes Store em todos os dispositivos iOS sem custo adicional e as novas músicas serão baixadas automaticamente em todos os aparelhos.
Al ém disso, as faixas não compradas no iTunes (como as copiadas de CDs) terão os mesmos benefícios com o uso do iTunes Match, um serviço pago (US$ 25 por ano, somente para ascontas dos Estados Unidos) que permite com que o usuário faça a reposição das músicas com DRM livre se ela estiver entre as mais de 18 milhões de músicas do catálogo da loja. A verificação leva minutos para acontecer, segundo Jobs. E, caso a música que esteja em seu aparelho não esteja na iTunes Store, ela será armazenada nas nuvens do mesmo jeito.
A Apple está lançando hoje, 6 de junho, uma versão beta do iTunes nas nuvens (mas sem o iTunes Match) para o iPhone, iPad e iPods touch com o iOS 4.3 e Macs com o iTunes 10.3. (ainda estamos aguardando).Lembre-se, somente para contas americanas e ao usar vai ficar 90 dias sem poder usar outra conta.