Pages

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A futura casa da Apple


O prefeito de Cupertino, Gilbert Wong, divulgou um comunicado informando que o Conselho da cidade aprova o projeto do novo campus da Apple, que se assemelha a uma nave espacial.
O edifício deve ter o formato de um anel, espaço para 12 mil funcionários, um auditório e uma cafeteria com capacidade para atender ao mesmo tempo 3 mil pessoas. Steve Jobs acredita que o prédio deve ficar pronto em 2015. Segundo Steve não existe no mundo nenhum prédio tão grandioso quanto o que vai ser construído pela Apple. Espera-se a visita diária de mais de 2.000 pessoas, entre adoradores da maça, estudantes de arquitetura e curiosos.
O design do prédio chamou atenção do mundo. Para começar, o seu tamanho indica que a Apple pensa grande; sabe tudo sobre marketing e símbolos já que o novo campus deve ser a referência quando a imprensa se referir à Cupertino, mostrando o seu tamanho, estética e poder. A Apple é obcecada pela filosofia da perfeição, e o formato de círculo tem tudo por ser considerada a forma perfeita. O campus terá vidro curvo desenhado especialmente para ele, mesmo custando uma fortuna. A maioria das empresas não faria esta troca (o design pelo custo). Além disso, considerando os produtos da empresa, tudo o que é feio precisa ser escondido. Então os prédios devem ser bonitos, mas estacionamentos são feios. Assim, a Apple está colocando os carros no subsolo (todos os carros ficarão em garagens subterrâneas) mesmo aumentando os custos do projeto. Todo o local que seria destinado aos carros será usado em parques e árvores, para lembrar aos visitantes o uso original da terra. E uma curiosidade, como tudo na Apple gira  ao redor de Jobs, o  CEO da empresa afirmou em audiência que comprou o antigo campus da HP onde será construída a nova sede porque os fundadores lhe deram um emprego de verão em 1969 e é um local especial para ele. Se é só isso não sei, mas que é fofo, lá isso é.