Pages

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como criar sua radio na internet.

A forma mais simples para colocar uma radio na internet é usar o ICECAST (http://www.icecast.org/). O Icecast engloba o servidor de rádio e o tocador de músicas.
vc vai precisar de uma conexão banda larga com IP Público. Não pode ser IP privado pois os ouvintes irão se conectar ao seu servidor. Outro aspecto importante é a velocidade da sua banda larga, a quantidade de ouvintes e a qualidade da sua transmissão.Quanto mais ouvintes vc tiver, mais banda larga vc precisa ter. Quanto mais qualidade vc quiser transmitir, mais banda larga vc precisa ter. Para se transmitir um som com qualidade de rádio AM, som mono, vc vai precisar de algo em torno de 15kbps por ouvinte. Assim, 10 ouvintes x 15kbps = 150kbps. 100 ouvintes x 15kbps = 1500kbps ou 1,4mbps .. é muita banda , se prepara.Para se transmitir um som com qualidade de rádio FM, som stereo vc vai precisar de algo em torno de 56kbps por canal de aúdio, ou seja, 112kbps por ouvinte. Assim, 10 ouvintes = 1120kbp !!! caramba, já deu 1,1mbps. 100 ouvintes = 11mbps !! Velocidade de rede local !Em termos de hardware vc vai precisar de um computador, com um grande HD cheio de mp3's, uma placa de som honesta e se possível uma mesa de mixagem para ligar os microfones para fazer as transmissões ao vivo. A instalação do icecast é simples. Vc instala, dá um nome a sua rádio e pela conexão direta seus ouvintes já podem ouvir sua rádio. Aí vc passa para a sofisticação colocando uma página na web para que seus ouvintes se conectem mais facilmente. Na página web da sua rádio vc pode colocar um applet java ou flash para que seus ouvintes não precisem acionar qualquer programa para ouvir a rádio. É só acessar a página e pronto, o som toca direto.

Outro caminho para "jogar" as músicas na Internet, a NullSoft disponibiliza, também gratuitamente, o ShoutCast http://www.shoutcast.com/radio-players. Esse software captura os arquivos em MP3 do disco rígido e os lança na Rede - o programa também mostra o número de ouvintes e seus endereços de Internet (IPs). Pronto! A rádio já estará na Internet