Pages

domingo, 10 de abril de 2011

dropbox - indispensável

Hoje não entendo como eu vivia sem o dropbox.


O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.
Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após,  faça o download do cliente Dropbox.
Mas onde ficam guardados os meus arquivos?

Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança econfiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo dele , mas garanto que é dos melhores do mundo.
Mas vamos a um exemplo prático e real:
Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado . Sempre que preciso de ter à mão algum documento ou arquivo  arrasto-o para dentro da pasta  Dropbox.
Sem que eu precise fazer nenhum comando, apenas alterando ou colocando um arquivo na pasta  Dropbox , meus documentos, fotos, arquivos etc. são imediatamente sincronizados com o servidor do Dropbox, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.
Caso esteja em algum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC/MAC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.
Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo.
Outro recurso que pode ser bastante útil é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox.  Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.
Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador já for registado no serviço, basta aceitar o convite e será criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.
O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 9.99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.
Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Mais simples e prático impossível. Depois que começa a usar nunca mais deixa. ele é free.

Homepage Get Dropbox