A Microsoft definitivamente está mudando sua estratégia no segmento mobile. Depois de uma aquisição relâmpago do serviço de chamadas online Skype, é a vez da Nokia estar na mira da gigante do software. Só para termos uma idéia da brincadeira, a Nokia é a lider em vendas de celulares, com o dobro do segundo colocado. A Apple vende 10% da Nokia.
Embora seja um rumor, existem já indícios de alterações de fundo na marca finlandesa. Segundo informações veiculadas hoje pela IDG News, a Nokia irá abandonar a sua marca Ovi mobile services, isto com o propósito de iniciar a comercialização de equipamentos com o Windows Phone 7 da Microsoft. Esta foi a versão oficial deixada no blog da Nokia.O serviço conjunto entre as marcas Microsoft e Nokia terão início já no próximo verão – Julho e Agosto – onde a loja e os serviços da Nokia receberão um novo nome. Estas transições deverão continuar no próximo ano, de acordo com as informações da Nokia.
Todas estas movimentações estão apresentando um cenário fortemente provável. De acordo com Eldar Murtazin (Editor da prestigiada publicação Mobile-Review.com), a Microsoft e a Nokia entrarão na próxima semana em conversações para discutir a possível aquisição por parte da Microsoft da empresa finlandesa.
Estas informações deixadas por Eldar não têm obviamente uma chancela oficial, por parte de nenhuma das empresas envolvidas.Este cenário tornou-se realidade em Fevereiro deste ano, onde a Microsoft marcou posição na Marca finlandesa.
Assim, assumindo que a Microsoft atualmente tem toda a sua atenção voltada para o mercado dos dispositivos móveis da Nokia, é de prever que será esta a intenção da empresa de Ballmer, tornar a Nokia uma divisão mobile da Microsoft.
Estas movimentações darão à Microsoft um mercado tremendo, largando na frente, podendo desta forma lutar pela liderança de um mercado que está nas mãos dos seus concorrentes directos -Google e Apple. Claro que estaria aqui em causa um cheque com muuuuuitos zeros, mas a Microsoft provou que dinheiro não será o problema ao adquirir recentemente o Skype por 8.5 bi de dólares e, anteriormente, ter feito uma oferta de 44 mil milhões pelo Yahoo.
A Nokia é uma empresa multi facetada, não é só o mercado das comunicações o seu alvo da atividade, logo poderá haver facilmente uma divisão sem que isso seja castrador para a marca. Para a Microsoft uma fracasso nesta empreitada e na da compra do Skype será mortal.