Já deixámos algumas aplicações que mostram como podemos construir mais toques para o iPhone, há pouco tempo deixámos o iRingtones… entre outras dicas para fazer toques a partir do iTunes. Mas e se lhe disser que o seu Mac esconde mais de 900 toques?
Sim, são exactamente 932 potenciais toques escondidos dentro do seu Mac que vamos apresentar. Bom, mas antes temos de deixar um pequeno reparo: os ficheiros que se encontram no seu Mac ainda não são toques, são sim efeitos sonoros criados para potenciar os projectos criados dentro das suites iLife e Garageband. A Apple não deixa nada que não seja de grande valor e como tal estes temas musicais são de excelente qualidade e desenhados com loops fantásticos, proporcionando toques fenomenais para o iPhone.
Com um pouco de paciência poderemos converter cada um desses efeitos sonoros num toque compatível com o iPhone. Vamos ver como o fazer:
Localizar & Ouvir os Efeitos Sonoros
Existem dois directórios principais que contêm os efeitos sonoros, são esses que procuramos e estão localizados aqui:/Library/Audio/Apple Loops/Apple/
Uma vez dentro desse directório, irá encontrar dois sub-directórios: iLife Sound Effects e Apple Loops for GarageBand
Dentro desses dois locais estão exactamente 932 efeitos sonoros, no entanto, muitos deles não dão propriamente grandes toques para o iPhone, principalmente aqueles efeitos de sons de animais e mais uns quantos grupos que… ok, já perceberam!
Vamos debruçar-nos numa pasta destes locais e vamos converter do formato em que se encontram esses sons para um formato que o iPhone “compreenda”.
A partir da janela do Finder, execute o comando Command+Shift+G e enter para seguir o caminho apresentado em baixo:
/Library/Audio/Apple Loops/Apple/iLife Sound Effects/Work – Home/
Converter o Efeitos de Som em Toques para o iPhone
Agora que encontrou os efeitos de som e estes estão, como vimos atrás, num formato não compatível com o iPhone. Vamos passar ao processo de conversão fazendo o seguinte:- Duplo clique num dos ficheiros “qualquercoisa.caf” que quer converter e isto abrirá o QuickTime Player
- A partir do menu Ficheiro, seleccione “Guardar como”
- Seleccione o formato “Movie” quando for a gravar; o ficheiro ficará então com a extensão .mov – coloque o ficheiro no Ambiente de trabalho para ser mais fácil encontrar o mesmo.
Então faça o seguinte:
- Vá ao seu Ambiente de trabalho, localize o ficheiro com extensão .mov que foi convertido e altere (usando a janela Informações do ficheiro em causa) de “qualquercoisa.mov” para “qualquercoisa.m4r”
- Ignore o aviso que será mostrado aquando da alteração de extensão e clique “Usar .m4r”
- Duplo clique no ficheiro “qualquercoisa.m4r” e esta acção abrirá o ficheiro no iTunes
- Veja no separador ‘Toques’ e lá estará o seu recém criado toque para o iPhone. Poderá testar este som no iTunes e depois poderá ser sincronizado para o seu iPhone através do processo normal.
Notas adicionais
Os loops que a Apple criou e inseriu nas bibliotecas do Garageband são temas musicais, nalguns casos, e pequenos sons que ilustram cenas do próprio programa. Esses loops são muito interessantes de usar e existem mais de 500 para o utilizador poder explorar e misturar. Terá sons de guitarra, bateria e pianos. Além disso, se bem conhece o Garageband, terá também efeitos sonoros muito techno, como se encontram em obras cinematográficas. Existem muitos que poderão ser explorados e certamente encontrarão muitos toques únicos.Nos efeitos sonoros do iLife encontrará 13 sub-directórios que contêm diferentes tipos de efeitos sonoros. Estes podem ir do latir de um cão ao silvar de uma serpente. Depois existem muitos efeitos “mundanos” como um toque de um telefone antigo ou um qualquer som do dia-a-dia. Poderá recorrer ao QuickTime Player para editar, misturar e converter para MP3 e desta forma usar estes sons num qualquer player.
Extraído do blog pplware.sapo.pt (não foi nem ajustado para português br) testei e deu super certo. Existem sons incríveis.