Pages

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Spotify - O que o iTunes gostaria de ser.



Os americanos já podem aproveitar mais uma novidade que é o lançamento do Spotify. O serviço de música por streaming é um sucesso na Europa desde quando foi lançado em 2008 e faz forte concorrência ao iTunes, que é outro modelo de negócio.
A página http://www.spotify.com/us/ oficial do serviço já está aceitando requisições para entrar na rede e também traz mais detalhes sobre o serviço. As principais ferramentas do site são a criação de listas de reprodução que, assim que salvas na conta do usuário, podem ser acessadas de qualquer lugar; facilidade no compartilhamento de músicas com os amigos; com o programa instalado no celular, o usuário poderá ouvir músicas tanto online como offline e se a internet cair, o usuário continuará ouvindo música pelo sistema offline do serviço. A versão gratuita proporciona ao usuário 10 horas por mês de música por streaming (você pede um convite e quando receber dá andamento ao processo de login); a versão ilimitada (4,99) dá direito aos usuários acessarem músicas à vontade e a versão Premium (9,99), dará acesso não só as músicas do mundo inteiro, mas também ao serviço offline e o acesso ao sistema através de plataformas móveis, em ambas não é necessário o convite.
O Spotify pode ser baixado após um cadastro ser efetuado no site(spotify.com). Depois disso, é preciso instalar o software, que é compatível com Windows e Mac.
Com o software instalado, é só buscar e executar as músicas de um catálogo de mais de 15 milhões de canções. As músicas ou playlists podem ser compartilhadas no Facebook. O compartilhamento na rede social é feito por meio de um link para o Spotify.
Detalhe: O programa só está disponível para alguns países e o Brasil não está entre eles. Portanto é preciso utilizar um desvio (hotspot shield). Ver como no post http://copypaste1250.blogspot.com . Depois da etapa de registro e download do aplicativo não faz diferença a localização do seu ip. Ou seja não é preciso conectar o hotspot shield.  Avaliação: Acabo de fazer todos os procedimentos e estou aqui ouvindo uma musiquinha. Estou com a sensação de que a Apple vai ter que fazer uma coisa espetacular, bem rápido, para bater o spotify. A sensação é que estamos presenciando a morte do cd e a maneira tradicional de ouvir e comprar musica. A Apple já tinha inovado com seu sistema Apple Store, Itunes, iPod, etc... Mas precisa fazer alguma coisa para bater os 4,99 US$ /mes para ter TODAS as músicas que quiser, seja no PC/Mac, ou iDevice, em rede ou offline. Já imaginaram isso para filmes e séries, seria o fim da pirataria.