Pages

domingo, 24 de julho de 2011

amor e ódio

Eu confesso que me surpreendeu quando vi a estatística do blog. Como disse ontem, achava de estava falando para os meus chegados. Mas a coisa é um pouco mais que isso .
A internet realmente é uma janela para o mundo. Frase batida mas verdadeira. Outra verdade é também que temos uma porta aberta, onde devemos ter humildade para ouvir os comentários, com críticas e elogios. Contudo faço minhas (se isso é possível) as palavras do Reinaldo Azevedo que transcrevo abaixo. A propósito  - ele é polêmico, não concordo com tudo que ele diz, mas quem discordar por favor use argumentos. Nada de não gostar sem razão ou por seu blog estar no portal da Veja. O debate é saudável mas um pouco de inteligência vai bem. Aqui vai o link dele para quem quiser amá-lo ou odiá-lo, mas com educação cara.


É possível ser duro sem incorrer em ofensas, acusações e palavrões. A esmagadora maioria dos comentaristas do blog — e põe maioria nisso! — faz tudo direito: diz as coisas de que gosta e repudia as de que não gosta. Muita gente, inconformada com a liberdade de expressão, acostumada apenas ao elogio fácil, reclama. É do jogo!
Mas, reitero, não é do jogo ofender ou recorrer a um vocabulário incompatível com a civilidade. É coisa de uma minoria, mas acontece. Se o comentário acaba publicado por distração ou excesso de trabalho, presta-se um desserviço ao blog.
Eu sei que sou muito duro com as coisas e posturas que me incomodam — e não sou exatamente amado por alguns. Mas procuro me ater à crítica de temas que digam respeito a questões públicas e que estão ligadas à divergência de opinião.
Não! Este blog não é aquele que publica os maiores absurdos da rede! Caso se fizesse um ranking, a gente está lá, bem no fim da fila. Há grandes portais por aí que permitem rigorosamente qualquer coisa. Mas há, sim, aqui também, quem escolha o excesso. E isso é ruim! Atrapalha o trabalho das pessoas que fazem a mediação e só dá chance à reclamação  oportunista de quem, criticado por bons motivos, usa o deslize para posar de vítima.
Recomendo a essa minoria que facilite o nosso trabalho. A crítica política, reitero, dispensa a ofensa pessoal.
Por Reinaldo Azevedo
Em alguns dias/ nº de visitas
Obs: tem até uns desocupados da India usando o Google translater que eu tinha pedido para ser tirado não imaginando que fosse ser preciso.
Brasil: 2.148
Estados Unidos: 
351
Alemanha: 
12
Índia: 
5
Portugal: 
4
Canadá
: 1
França
: 1

Hoje, 24 de julho as coisas estão assim:



Brasil
18.863
Estados Unidos
4.953
Portugal
833
Japão
310
Canadá
185
Alemanha
139
Reino Unido
88
Angola
66
França
45
Suíça
24