A negociação da Apple, empresa que controla a iTunes Store, com as gravadoras nacionais se fortaleceu há 90 dias. Há um mês, os boatos de que as operações da loja começariam efetivamente ainda neste ano se intensificaram. As perguntas que ficavam no ar e que não podiam ser respondidas por ninguém graças às cláusulas de confidencialidade, porém, eram o “quando” e o “como”. O anúncio deve vir nesta quinta-feira, numa entrevista coletiva marcada pela Apple em São Paulo.Segundo o jornal, então, uma entrevista coletiva marcada para amanhã (8/12) – o mesmo dia que a Veja aponta para a inauguração da loja por aqui.
A publicação do jornal destaca a importância da “PEC da música” (Proposta de Emenda a Constituição), que remove os 32% de impostos sobre músicas, discos e DVDs digitais de músicas feita no Brasil. A emenda já teve uma primeira vitória na Câmara dos Deputados e acredita-se que ela tem muita chance de entrar realmente em vigor.
Alguns rumores também envolvem o preço das músicas por aqui. A Apple procura sempre manter o valor das músicas no padrão dos Estados Unidos, onde, em geral, custam U$ 0,99. Porém, as gravadoras brasileiras parecem ter feito pressão para que o preço fosse um pouco maior do que R$ 1,78 (da conversão de moedas), sendo que as faixas podem vir a ser comercializadas a R$ 1,99.
ATUALIZADO:A iTunes Store adiou sua estreia no Brasil, inicialmente prevista para hoje, mas falta pouco para que os brasileiros tenham acesso ao acervo da maior loja virtual de músicas do planeta. […] Agora, a Apple está convidando vários dos envolvidos no projeto para um evento no dia 15, que passa a ser a data mais provável para o lançamento da loja de música da empresa de Steve Jobs. De dezembro, é certo, não passa.