Pages

segunda-feira, 26 de março de 2012

Coisas sobre a vida- A solução está no conhecimento.-Nos últimos dias, juntamente com o final "eletrizante" da novela Fina Estampa, paredões de BBB12 e várias reportagens no Fantástico e telejornais sobre corrupção nos órgãos públicos, fiquei com vontade de me refugiar numa caverna sem tv. Desde sempre ouço falar sobre isso e a Globo traz a matéria como nova e os políticos dão entrevistas indignados .Apenas mais um caso e, sinceramente, pelos depoimentos não tenho a menor dúvida de que teremos muitos outros pela vida afora. Fiquei pensando sobre o assunto...segue...
e a vontade era não ler mais notícia nenhuma e esquecer tanta baixaria. Foi ai que encontrei o caminho para ver tudo isso que estava acontecendo de uma maneira mais inteligente. A solução, pelo menos para mim, está no conhecimento. Foi ai que conheci o Veduca, cujo lema é "Acreditamos que o conhecimento deve ser distribuído gratuitamente a qualquer pessoa que se disponha a aprender!".  Inúmeras universidades renomadas, como Harvard, MIT e Yale, disponibilizam vídeos de disciplinas inteiras na internet a partir de iniciativas de conhecimento livre. Para facilitar o acesso do público brasileiro a esse tipo de aula, o portal pretende não só reunir e organizar os cursos, como legendar o material em português. O site organiza mais de 4.700 vídeo-aulas de 11 instituições americanas e australianas por assunto, curso, professor ou universidade. Até agora, apenas parte do material está legendada, mas a expectativa é que metade das aulas esteja traduzida para o português até o fim deste ano e que todo o conteúdo tenha legendas até o fim de 2013. Com acesso gratuito o Portal não recebe qualquer ajuda governamental. Fiquei encantado como a coisa funciona e a amplitude. Fui então testar e fiquei maravilhado com aquele auditório repleto de jovens. Dá até para acreditar que o mundo vai ser melhor. Resolvi fazer o semestre do curso de Ética e Justiça.  ministrado pelo PHD Michael Sandel, da Universidade de Harvard ( o curso é legendado) e a primeira aula está aqui. Imperdível com mais de 3 milhões e seiscentas alunos para esta aula. Transcrevo o final da primeira aula do Prof Sandel e assim todos podem entender a razão de juntar esses assuntos num mesmo post.
"Se desde Sócrates, para ficarmos em algum ponto da história, esses temas não se resolveram, então talvez seja apenas que cada um de nós tem seus próprios princípios, e não há nada a discutir, bastando, prender o mal feito. Talvez não haja meio de argumentar, raciocinar, apenas o ceticismo. Essas questões tem sido debatidas e motivo de indignação desde sempre em todo o mundo, mas o fato dessas questões serem recorrentes e persistentes sugere que, sendo impossíveis de resolver elas são inevitáveis. E a razão pela qual são inevitáveis e não podemos escapar dessas questões é que não temos solução alguma, pois elas dependem de princípios de outros. Então, o ceticismo, jogar a toalha e desistir da reflexão moral não é a solução. Kant descreveu muito bem o problema do ceticismo: O ceticismo é um lugar de descanso para a razão humana. Onde se pode refletir sobre desvios dogmáticos, mas não é o lugar certo para se viver permanentemente. No ceticismo ninguém pode se saciar e superar a inquietude da razão. Portanto, pretendo sugerir por essas histórias e argumentos, acordar a razão em cada um de nós e ver onde isso vai dar. Apenas isso...solução não temos.
Curiosidades sobre Harvard:
A Universidade Harvard  é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Até 2011, ela era considerada a melhor universidade do mundo pelo Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University.
Fundada em 8 de Setembro de 1636 em Cambridge, Massachusetts, foi batizada então em 13 de Março de 1639 como Harvard College. Harvard é a universidade privada com a maior dotação financeira do mundo; no ano de 2011 a soma foi de 25,9 bilhões de dólares obtidos principalmente por doações e aplicações financeiras. Entendeu a razão dela ser a melhor do mundo?