Pages

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Gravando video do youtube. Firefox add-on DownloadHelper

E por falar no navegador da Mozilla, o meu predileto, os usuários possuem uma opção para gravar videos do youtube muito melhor  graças a uma extensão gratuita chamada DownloadHelper. Uma vez instalada, surge um ícone do add-on na barra de endereço no topo na janela do browser, ou na barra de status na base  da janela.
YTS_downloadhelper01.jpgComece a executar o vídeo, clique no ícone e serão exibidas algumas listagens do vídeo - caso seja do YouTube (a extensão suporta downloads de muitos sites diferentes), há opções em formato Flash e outras em MPEG-4.
Selecione uma das versões (em qualidade normal ou alta) e o vídeo será baixado no Mac, pronto para ser executado no QuickTime, iTunes ou outro player de sua escolha.

Caso ele esteja em formato MPEG-4, não há com que se preocupar: basta baixar e tocar. No entanto, caso seja em formato Flash, é preciso convertê-lo para que seja tocado no iTunes e dispositivos iOS.
O DownloadHelper até dá conta do recado, mas é preciso instalar bibliotecas FFMpeg ou Mencoder, além de dominar alguns comandos do Terminal. Se você for um usuário básico e quer poupar dores de cabeça, há ferramentas de terceiros que fazem esse trabalho todo.
Ferramentas extras
Uma das opções gratuitas é o Video Monkey. Depois de baixar um vídeo a partir dos métodos descritos acima, arraste o arquivo para a janela da aplicação e escolha o formato ou aparelho no qual ele será exibido. Simples assim.
Há uma barra que controla a qualidade (e, por isso, o tamanho do arquivo) e os filmes convertidos podem ser adicionados automaticamente à biblioteca do iTunes quando o processo termina.
YTS_videomonkey01.jpg

O Smart Converter, da Shedworx (outra opção gratuita e disponível na Mac App Store) é outra alternativa. A aplicação também é capaz de converter vídeos em FLV e arquivos de áudio com a mesma facilidade: arraste o documento para a janela da ferramenta, escolha uma pré-definição (como iPad, iPhone, Apple TV e por aí vai) e clique em Convert. A versão gratuita, entretanto, não suporta processamento em lote, mas isso pode ser feito ao comprar a licença Pro, que sai por 10 dólares.
YTS_videobox01.jpgMesmo que 15 dólares não sejam necessariamente "de graça", não é nenhuma fortuna. Se você não quer esquentar a cabeça com nada e prefere capturar e converter de uma vez só, veja o Videobox, da TastyApps. Basicamente, arraste a URL do vídeo que deseja baixar para a janela da aplicação, fazendo com que surja uma janela que inclui os conteúdos da página na qual o vídeo está postado.
Clique no ícone Download e escolha como deseja salvar o arquivo - iPad, iPod Classic, iMove, iPhone, Mac são algumas das pré-definições disponíveis - e vá em Save (antes disso, há também um botão Show Settings, caso o usuário deseje ajustar o vídeo de acordo com suas preferências). Depois disso, é só esperar o Videobox terminar todo o trabalho.

Se preferem o browser Safari então vejam a matéria toda no http://macworldbrasil.uol.com.br
No meu caso testei no Firefox  com o add-on DownloadHelper. Depois usei o Video Monkey, um absurdo de simples e com resultado incrível.  Deu super certo.  Recomendo, principalmente para aquelas que paparicam um garoto que é chegado num Barney . Video é o  que não vai faltar. Entenderam...? ou não tiveram paciência de ler até aqui.