Apple lança iBooks Author: nova maneira de criar e distribuir livros interativos para iPad, junto com uma seção para livros didáticos.
A partir de hoje, a Apple disponibiliza livros mais interativos na sua loja. Com o novo iBooks 2.0, os livros ganham mais riqueza de imagens, vídeos e áudios, tornando o aprendizado mais interessante e produtivo. De quebra, ela começou a dedicar uma seção somente para livros didáticos (textbooks) na iBookstore americana, com obras que suportem este novo formato. Apple apresentou também suas novas soluções para livros didáticos, e a principal notícia, sem dúvida, foi o anúncio do iBooks Author, uma ferramenta que permite a qualquer um criar e publicar um livro digital interativo, acabando com o monopólio das editoras e "empresas" de educação .
Apple e editoras embarcam no projeto de reinvenção dos livros-texto.
Após apresentar o iBooks 2 e o iBooks Author, Phil Schiller afirmou no evento de hoje que a Apple buscou parceiras para seu mais novo projeto de livros-texto.Editoras como Pearson, McGraw Hill e Houghton Mifflin Harcourt apoiam a iniciativa e aconselharam a firma de Cupertino — juntas, elas possuem mais de 95% do mercado de livros educacionais. A Pearson já confirmou que estreará na loja com dois de seus livros de maior sucesso — com o tempo, mais serão disponibilizados. Já a McGraw impressionou e colocou *todos* seus livros na loja da Apple, incluindo títulos de álgebra, biologia, química, geometria, física, entre outros.
Já a DK Publishing — menos focada em livros do Ensino Médio —, lançou diversos títulos educacionais direcionados para assuntos variados como dinossauros, mamíferos, insetos, abecedário, etc., contando com bastantes gráficos e interação. Já a fundação E.O. Wilson lançou, com exclusividade da iBookstore, o livro “Vida na Terra” — os dois primeiros capítulos já foram liberados gratuitamente, enquanto que o resto chegará aos poucos. E sabe onde estarão armazenados seus livros? no iCloud, ou seja, nas nuvens. Simples assim.
Enquanto isso no Brasil, a grande novidade na Educação é a mudança de um novo Ministro da Pasta por um velho Ministro. Um atraso em educação e tecnologia simplesmente é irrecuperável. O Congresso Americano em vista do recente lançamento da Apple, informou que está preparando um projeto de lei obrigando o executivo a fornecer as mesmas facilidades tecnológicas encontradas nas escolas particulares para as escolas públicas. Obama imediatamente deu seu total apoio ao projeto. Qual o resultado disso para o País daqui a 10 anos? Não é difícil de imaginar. Este ano os alunos que estudam em escolas pagas, compraram caixas de livros para um novo ano. Tudo imposto pelos colégios, preços absurdos, sem qualquer opção de escolha. Ao mesmo tempo vi os livros antigos serem abandonados sem qualquer campanha dos colégios de reciclagem ou reaproveitamento para os mais carentes. Se nem isso temos, que seria básico, só nos resta esperar, esperar, esperar.......Mas quem está preocupado com isso?