Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Skype para iOS ganha propagandas e fica mais com cara de Microsoft

O aplicativo Skype para iPhone e para iPad recebeu hoje uma atualização importante, que resolve uma falha de segurança que permitia o acesso aos contatos por pessoas mal intencionadas. Além disso, algumas novidades interessantes, como a compatibilidade com fones bluetooth. Porém, a Microsoft parece der dado o seu pitaco na empresa que agora é de sua propriedade, incorporando banners publicitários no aplicativo.
Os banners no aplicativo aparecem apenas para quem não possui créditos Skype, assinatura de chamadas ou assinatura premium. Mas isso é só teoria: em nossos testes, o aplicativo atualizado não considerou os créditos já comprados, resultando no aparecimento das propagandas.
E o pior de tudo: os banners, pelo menos os atuais, não são nada eficientes. Escritos em letras minúsculas e de leitura difícil, é muito pouco provável que eles sejam efetivos e atraiam a atenção do usuário, se transformando apenas em uma incomodação que antes não existia.
Nada contra publicidade em aplicativos, até porque é um importante meio de obtenção de fundos para que o desenvolvimento seja incentivado e receba progressos. Porém, ao implementar assim, de repente, algo que os usuários já estavam acostumados a não ter, e de forma estranha e pouco eficiente (do ponto de vista publicitário), talvez não tenha sido a melhor estratégia. A reação negativa tende a ser maior que os benefícios que o app trouxe.
O layout também sofreu leves mudanças, com o menu inferior sendo reordenado.
Confira a lista oficial de mudanças:
* Compatibilidade com Bluetooth para iPhone 4, iPhone 3GS, iPod touch de 4ª geração e iPad 2
* Recebimento de emoticons; envio de emoticons quando digitados na forma de texto
* Vídeo aprimorado com estabilização de imagem
* Interface fácil de usar
* Serão mostrados anúncios aos usuários que não têm Crédito Skype, assinatura de chamadas ou assinatura premium
* Vulnerabilidade de segurança resolvida
O Skype pode ser baixado diretamente na App Store, tanto para iPhone quanto para iPad.
Não esqueça da dica de fechar sempre o aplicativo após o uso, para não consumir bateria excessivamente.

Leia mais aqui