Pages

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dinheiro sobrando


A Apple tem tanto em caixa que todo o mercado financeiro fica se perguntando até quando isso vai ser possível ser mantido. Há poucos dias, logo depois de a Apple divulgar seus resultados financeiros do último trimestre fiscal, comentamos o quanto a sua pilha de dinheiro está crescendo e por que isso é uma preocupação para analistas e investidores. A firma de Cupertino tem hoje US$65,8 bilhões em caixa — US$6,1 bilhões a mais que no começo do ano.
Alguns destaques:
  • Se a Apple parasse completamente de faturar, ela teria condições de sustentar seu negócio por mais de sete anos, provavelmente até meados de 2018.
  • Essa montanha de dinheiro é maior que os valores de mercado de Nokia, Research In Motion (RIM) e Motorola Mobility. Juntas. Esta é a parte de que mais gosto. Imagino o Steve acordando de manhã meio invocado e pensando. Acho que vou comprar a Nokia, o Blackberry e a Motorola. Não vai acontecer mas que é gostoso saber que pode isso é.
  • O fluxo de caixa da Apple já vale metade do valor empresarial do Google.
E, é claro, a Apple só tem boas previsões a curto, médio e longo prazo — então essa pilha deverá aumentar mais e mais com o tempo. Apenas nos próximos meses, aguarda-se a chegada de diversos novos Macs, iPods e iPhones e o resultado do iPad2 pelo mundo.