Ficha Limpa pode barrar plano de Delúbio para 2012.
Folha
Depois que foi expulso do PT, Delúbio Soares vaticinou: as denúncias do mensalão “vão virar piada de salão”.
Depois que foi expulso do PT, Delúbio Soares vaticinou: as denúncias do mensalão “vão virar piada de salão”.
Decorridos cinco anos e meio, o PT vai tratar Delúbio como o homem da anedota, que matou pai e mãe e, no julgamento, pediu misericórdia para um pobre órfão.
Sem medo de ser feliz, Delúbio informa que, ressuscitado para a vida partidária, planeja disputar um mandato eletivo em 2012.
Cogita reivindicar nas urnas uma cadeira de vereador em Goiânia ou em Buriti Alegre (GO), onde nasceu.
O diabo é que a candidatura do chiste pode ser barrada pela Lei da Ficha Limpa. Repetindo: o ex-gestor das arcas do PT já tem a ficha suja.
Em notícia veiculada na Folha, a repórter Fenanda Odilla conta que Delúbio traz na biografia uma condenação de segunda instância.
Decisão do Tribunal de Justiça de Goiás. Coisa de maio de 2010. Improbidade administrativa.
Professor da rede pública de ensino, Delúbio trocou a sala de aula pelo usufruto de um mandato sindical. Algo permitido por lei.
Para fazer jus à remuneração mensal, Delúbio escorava-se em atestados de assiduidade do sindicato dos professores. Eram falsos.
Em verdade, o professor ministrava, na sede do PT em São Paulo, aulas de como não contabilizar dinheiro.
Além de ter que devolver R$ 164,6 mil ao erário de Goiás, Delúbio perdeu os direitos políticos por oito anos.
Se o STF não derrubar a validade da Ficha Limpa também para 2012 –já fulminou para 2010—, a candidatura de Delúbio vai ao beleléu.
Se o professor for condenado também no julgamento do mensalão, no início do próximo ano, seu plano vai para o pedaço do beleléu onde Judas perdeu as botas.
Ou seja: piada Delúbio já virou. Dependendo do que decidir o STF no caso da Ficha Limpa e no processo do mensalão, pode ser com ou sem graça.
- Siga o blog no twitter.
Escrito por Josias de Souza às 06h45