O Yankee Group fez uma análise de mercado,
onde questionou 16.000 consumidores ao longo dos últimos 12 meses em
relação ao seu smartphone, o que possuem e o que pretendem comprar nos
próximos seis meses. No geral, a empresa de análise e pesquisa de
mercado, encontrou o que seria de esperar. Cerca de metade dos
proprietários de smartphones usam um dispositivo Android, enquanto 30%
usa um iPhone. Dos entrevistados que pretendem comprar um novo
smartphone nos próximos seis meses, 42% disseram que planeiam adquirir
um smartphone com Android. Por outro lado, outros 42% pretendem comprar
um iPhone.Esta tendência mostra duas grandes verdades para os próximos anos: um
duopólio Apple/Google e um crescimento de utilizadores iPhone,
permitindo à Apple a supremacia sobre o Android.Dos inquiridos, 91% dos proprietários de iPhone pretendem comprar outro
iPhone, enquanto que 6% planeiam mudar para um dispositivo Android na
sua próxima compra. Por outras palavras, mais de 9 em cada 10 donos de
iPhone são leais à plataforma. Depois de um utilizador comprar um
iPhone, são altíssimas as hipóteses deste voltar a comprar outro.Mas esta realidade já não é assim no Android. A consultora de mercado
descobriu que 76% dos proprietários de Android têm a intenção de comprar
outro smartphone com Android. Um grande número, com certeza. Mas isso
significa que 24% dos utilizadores de dispositivos com Android pretende
mudar para outra plataforma. Adivinhe para onde a maioria desses futuros
utilizadores responderam que estão a pensar mudar? Exato, 18% pensa
mudar para iPhone.
Outro lado da moeda: apenas 6% dos proprietários de iPhone disseram que pretendem mudar para o Android.
Esta é uma interessante e significativa assimetria. E quando aplicada
às primeiras compras, aos compradores que vão ter pela primeira vez um
smartphone, dois terços destes pretendem comprar ou um iPhone ou um
smartphone com Android, não é difícil ver que o número de proprietários
do iPhone irá superar os de Android, nos EUA, nos próximos anos, até
2015.
Pense nos ecossistemas da Apple e do Android como dois baldes de água.
Os novos compradores de smartphones e os clientes que vão atualizar o
seu telemóvel, caem como chuva nos dois grandes baldes, em proporções
iguais, com um número menor a cair nos baldes com Windows Phone e
BlackBerry. No entanto, há fugas graves no balde do Android, perdendo
cerca de um em cada cinco de todos os proprietários que lá caem, voltando esse para o balde da Apple.
As fugas do balde da Apple representam apenas cerca de 7% de seu
conteúdo, por isso mantém mais clientes que se enquadram no seu sistema.
O balde Apple vai encher mais rápido do que o do Android,
independentemente do fato do balde da Apple ter, nesta altura, menos
utilizadores com dispositivos da marca de Cupertino.”A lição que se pode tirar é que a quota de mercado maciça não é garantia
de futuro, o que garante o futuro são seguidores leais à marca. [via allthingsd]. Enquanto muitos ficam querendo que a Apple mude para atingir o Android, eles em Cupertino sabem que estão no caminho certo.
Matéria publicada no http://pplware.sapo.pt/ -
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