Pages

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Entenda a diferença entre os tipos de RELEASE

Nesse tutorial vou explicar as diferenças entre as versões de filmes e séries.
Como podem perceber  todo filme ou série a ser baixada tem um  release. Exemplo:
Nome do release: The.Betrayed.2008.DVDRip.XviD-ViSiON
Reparem que o nome do release é composto por 5 itens com o seguinte significado:segue...

The.Betrayed (Nome do filme)
2008 (ano de lançamento)
DVDRip (qualidade em que foi ripado)
XviD (formato de video)
ViSiON (grupo que disponibilizou o release)
Abaixo  cada tipo de release existentes atualmente: o importante é a qualidade em que foi ripado e o formato de video.
CAM / Não recomendo
“Cam” é um rip de cinema usualmente feito com uma câmera digital de vídeo. Um mini tripé é usado algumas vezes, mas muitas vezes isso não é possível, então a câmera pode tremer. Escolher um lugar não é tão trivial, e deve se filmar de um certo ângulo. Se posto adequadamente, isso é difícil de perceber a menos que exista texto na tela, mas muitas vezes são deixadas bordas triangulares na parte de cima e de baixo da tela. O som é pego através do microfone da própria câmera e, especialmente em comédias, risadas da platéia podem ser ouvidas durante o filme. Devido à esses fatores, a qualidade da imagem e do som são usualmente ruins, mas algumas vezes nós temos sorte e o cinema está vazio e um melhor sinal sonoro será captado.
TELESYNC (TS)/ Não recomendo
Um telesync tem o mesmo aspecto que o CAM, com exceção de que é usado uma fonte externa de áudio (mais provavelmente um fone a parte na cadeira, para dificultar o recebimento das vozes das pessoas). Uma fonte de áudio direta não assegura uma boa qualidade no áudio, já que muito barulho de fundo pode interferir. Muitas vezes um telesync é filmado num cinema vazio ou da sala de projeção com o uso de uma câmera profissional, dando uma maior qualidade à imagem. A qualidade varia desticamente, cheque o sample (arquivos exemplo) antes de fazer o download completo do release. Uma alta percentagem de Telesyncs são CAMs que estão erroneamente nomeados.

TELECINE (TC)/
Um aparelho de telecine (aparelho que permite a transmissão de filmes cinematogáficos por televisão) copia o filme digitalmente da bobina. Som e imagem deveriam ser muito bons, mas devido ao equipamento envolvido e seu custo, telecines são raros. Geralmente o filme estará numa proporção correta da tela, mas há casos de 4:3. Um bom exemplo é o JURASSIC PARK 3 TC. TC não deve ser confundido com TimeCode, que é um contador visível na tela ao decorrer do filme.
R5
R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição “.LINE” para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de “.R5″ e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
SCREENER (SCR)
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares afins de promover. Um screener é suprido por uma fita VHS, e usualmente no formato 4:3 (full screen), embora screeners letterboxed (com tarjas pretas em cima e embaixo) sejam encontrados. A principal desvantagem é um registro (uma mensagem que passa no inferior da tela, com o copyright e o telefone de anti-pirataria). Também, se a fita contiver qualquer número serial, ou qualquer outra marca que leve à fonte da fita, elas serão tampadas, usualmente com uma tarja preta em cima. Isso acontece por apenas alguns segundos, mas infelizmente em algumas cópias ele dura o filme todo. Dependendo do equipamento usado, a qualidade do screener pode ir de excelente, se feito a partir de uma cópia MASTER, para muito ruim, se feito a partir de um gravador de VHS velho. A maioria dos screeners são passados para VCD, mas alguns SVCDs também são encontrados.
DVD-SCREENER (DVDscr)/Recomendo
Mesma premissa que o screener, mas tirado de um DVD. Usualmente vem no formato letterbox, mas sem os extras que um DVD retail poderia conter. A marca d’água não é nas tarjas pretas, e poderá atrapalhar o filme. Se o ripador tiver habilidade, um DVDscr pode ser muito bom. Usualmente são passados para SVCD ou DivX/XviD.
DVDRip/Recomendo
Cópia do DVD final. Se possível, é lançado antes do varejo (Star Wars 2, por exemplo) e novamente deve estar em excelente qualidade. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
VHSRip
Transferido de um VHS, normalmente são vídeos de esporte e pornôs.
TVRip/Recomendo
Episódio da TV que é tanto retirado da rede (usando cabo digital ou satellite boxes) ou pre-air de satélites enviando os programas pelas emissoras poucos dias antes (algumas vezes tem tremulações). Alguns programas, como o WWF Raw Is War contém partes extras, erros de filmagem e comentários, que são inclusos nos releases. PDTV advém de uma placa digital de captura PCI, geralmente dando bons resultados, e os grupos tendem a lançar em SVCD. VCD/SVCD/DivX/XviD rips são encontrados por aí.
WORKPRINT (WP)
Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em maõs a versão final.
DivX Reenc
Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.
Watermarks
Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d’água “Z” “A” e “Globe”.
Asian Silvers / PDVD
São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como VCD normalmente.