Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

Você é coruja ou cotovia?

Bom...vou começar já falando que eu sou CORUJA...
Tem gente que pula animada da cama, cantarola enquanto faz o café. Mas também tem a turma do mau humor logo cedo: nada de conversas até passar das dez. Essa diferença de disposição é o tal do relógio biológico.
 Segundo estudos o que explica essa diferença é o cronotipo, que é herdado geneticamente. Existem três tipos:
- Matutinos Típicos (Cotovia): já apresentam disposição para atividades físicas nas primeiras horas, após acordarem, no início da manhã. Entretanto, seu desempenho nas atividades motoras é maximizado no início da tarde. Correspondem de 10 a 12% das populações.
- Vespertinos Típicos (Coruja): o melhor desempenho físico acontece na primeira metade da noite. Correspondem de 8 a 10% das populações.
- Indiferentes: entre as 15h e as 18h é que acontece o pico de desempenho físico. E é no final da manhã, entre 10h e 12h, que os estados de vigília e alerta estão no máximo. Correspondem a 80% das populações.




Bom...na minha família por parte de pai tem bastante coruja, eu puxei essa genética e minha filha também. Trabalho, acordo cedo...mas sempre foi um sacrifício pra mim. Devemos ajustar nosso relógio biológico com a nossa rotina...aí é que está a parte difícil.

E você? É coruja ou cotovia?

Leia o texto em inglês: http://cache.boston.com/bonzai-fba/Original_Graphic/2008/06/14/1213462663_8520-1.gif