Se você vai até os Estados Unidos e quer
comprar um iPhone 5s ou 5c, saiba que ele poderá funcionar normalmente
no Brasil, com algumas restrições. Primeiro, você deve comprar um
desbloqueado (unlocked) para que não dê problema no Brasil,
vendidos apenas na Apple Store. Mas nos primeiros dias de lançamento, é
muito provável que o vendedor da Apple Store diga para você que não
estão vendendo ainda o desbloqueado e que o aparelho que você comprar
não funcionará no Brasil. Não acredite nele, não dê muitas explicações e
peça direto o “no contract” (ou “full price“), de qualquer operadora (
AT&T, Verizon ou T-Mobile) e ele funcionará com o chip da sua operadora brasileira.
* OBS: alguns usuários brasileiros não estão conseguindo ativar no Brasil aparelhos AT&T mesmo comprados full price. Nossa dica é optar pelos modelos Verizon ou T-Mobile.
Muita atenção em um detalhe importante: NÃO COMPRE um aparelho com contrato com o preço reduzido ($199) porque estes são bloqueados com a operadora americana e não funcionam com o Brasil; prefira SEMPRE o full price, preço cheio. Leia esta frase três vezes para fixar bem na memória.
Outro ponto importante: lojas terceirizadas (Best Buy, operadoras) geralmente vendem o aparelho com contrato, portanto tudo o que está sendo dito neste artigo se refere à compras feitas diretamente em Apple Stores. Comprar pelo site da Apple e mandar entregar está complicado no momento. A Apple não dá uma data específica para a entrega. Atualmente está previsto para outubro (vago assim).
A solução então é ficar na fila e esquecer o que a todo
momento, os funcionários da Apple dizem que não há modelos
desbloqueados, apenas bloqueados.
Não dê explicações para os funcionários da Apple. Nunca.
Porém quem opta pela terra do Obama deve ter em mente de duas limitações: 4G e garantia.
1. Nenhum modelo vendido nos Estados Unidos é compatível com a rede 4G do Brasil. Nenhum.
2. Como o Brasil
provavelmente lançará por aqui um modelo de iPhone com 4G compatível, é
lógico pensar que o modelo que será aprovado pela Anatel não será nenhum
daqueles vendidos nos EUA, o que significa que não haverá garantia para
aparelhos americanos. Ela funcionará no mundo inteiro, menos no Brasil.
Sabendo disso, se você não se preocupa
com 4G e nem com a garantia (pois o preço menor compensa), compre sem
medo, desde que siga à risca as dicas acima, que valem tanto para o
modelo 5s quanto para o 5c.
Garantia no Brasil
Até hoje, a Apple apenas dá garantia no
Brasil aos aparelhos com mesmo modelo homologado oficialmente pela
Anatel. No iPhone 5, era o mesmo do modelo AT&T (A1428), ou seja,
quem comprou o modelo Verizon ou de outra operadora na Europa (A1429),
não consegue ativar a garantia no país.
Este ano, a Anatel irá aprovar os
modelos A1457 e A1507, portanto, apenas quem comprar na França, Alemanha
ou Reino Unido terá garantia no Brasil, os outros terão que ir para
outros países arrumar o aparelho.
Mas isso pode mudar em dezembro, quando a
Apple Store do Rio de Janeiro for aberta. Portanto, ninguém ainda pode
bater o martelo sobre isso.
Matéria original do blogdoiphone.
Em 12.10.13 a Apple está entregando em 2/3 semanas os iPhones de todos os modelos e cores.
Em 12.10.13 a Apple está entregando em 2/3 semanas os iPhones de todos os modelos e cores.