A possibilidade de armazenar e ouvir gratuitamente até 20.000 músicas (equivalente a cerca de 200 GB) a partir de qualquer local, quer utilize um browser, dispositivos móveis inclusive iOS , torna este serviço único e de topo.
Está restringido aos EUA? Oficialmente sim, mas abaixo explicamos como utilizá-lo , de forma bastante simples, permitindo inclusive a compra de todo o tipo de conteúdos no Android Market.
Notas inicias
Depois do Google Music beta, agora, o acesso é livre a todos os utilizadores residentes nos EUA. Para ativar o Google Music numa conta, é preciso usar nas configurações de rede do browser umproxy para ativar o serviço Google Music na conta Google mas também para utilizar o Android Market com as suas funcionalidades disponíveis nos EUA, como compra de livros, aluguel de filmes e compra de conteúdos musicais. Por isso, de forma a ter acesso permanente a estas funcionalidades, recomendo a configuração da proxy num browser não utilizado regularmente.
Para utilizar normalmente o serviço Google Music não é necessária qualquer proxy.
Configurar a proxy
Todos os browsers permitem configurar as definições de rede. Basta ir às devidas opções e colocar a seguinte informação:Endereço / Servidor Proxy: 63.119.11.27
Porta: 3128
O caminho para essa opção é:
- No Google Chrome: Botão Personalizar > Opções > Definições avançadas > Na secção Rede clicar em Alterar definições de proxy… > Definições de LAN > Marcar a opção Utilizar um servidor proxy para a rede… e preencher de acordo com a caixa de texto acima.
- No Internet Explorer: Botão Ferramentas > Opções da Internet > Separador Ligações > Definições de LAN > Marcar a opção Utilizar um servidor proxy para a rede… e preencher de acordo com a caixa de texto acima.
- No Mozilla Firefox: Menu Firefox > Opções > Avançado > Separador Rede > Na secção Ligação clicar em Definições… > Marcar Configuração manual de proxy… > Preencher de acordo com a caixa de texto acima e marcar a opção Usar o mesmo proxy para todos os protocolos.
Activação do serviço Google Music na conta Google
A partir de agora, uma vez que estamos “oficialmente em território americano”, o processo é normalíssimo. Basta abrir o endereço https://music.google.com/ e concordar com os Termos do Serviço, clicando em Agree.
O serviço está ativo e pode agora ser utilizado em qualquer local sem que, para isso, seja necessária uma proxy.
O próximo passo é a instalação da ferramenta Google Music Manager que possibilita o envio da nossa biblioteca de música para os servidores da Google, até um máximo de 20.000 músicas!
Utilização completa do Android Market – Compra de conteúdos
Nos EUA, o Android Market além de disponibilizar aplicações Android, tem também Livros, Filmes e Música.A parte de aplicações é já conhecida. Quanto aos livros, são disponibilizados alguns gratuitos, acessíveis no Google Books após a aquisição, e há depois um enorme repositório de livros pagos, para todos os gostos, feitios, idades e géneros. O serviço de filmes possibilita o aluguer e os preços variam entre $2.99 e $6.99. Confesso que não sei como é visualizado um filme alugado pois não avancei no processo.
Quanto ao serviço de música, o repositório é gigantesco pois as três maiores editoras mundiais estão aqui presentes (EMI, Universal Music e Sony Music Entertainment), contando ainda com outras 23 editoras independentes. Existem algumas centenas de músicas gratuitas e depois músicas pagas cujo preço varia entre $0.69 e $1.29 onde todas possibilitam ouvir um preview. Para álbuns completos o preço é ajustado e nalguns casos chegam a custar apenas $2.99.
Para poder adquirir conteúdos pagos deve usar o seguinte procedimento:
- Abrir o Android Market no browser onde está configurada a proxy referida acima neste artigo;
- Iniciar uma compra. Assim que a compra é iniciada, caso não haja nenhum cartão válido associado à conta Google, é pedido para introduzir os dados de pagamento.
- Após guardar os dados e todos estarem corretamente introduzidos, é possível prosseguir com a compra;
- A compra é concluída
- No email surge o recibo da encomenda, quer tenha sido feita uma aquisição gratuita ou paga.
Add-ons para o Google Music
A interface de utilização Google Music no computador é o browser. Para melhor interagir com ele, estão disponíveis várias extensões para o Google Chrome e Mozilla Firefox.
No entanto, listo algumas extensões para que possa experimentar.
Extensões Google Chrome:
- Better Music Beta for Google Music – adiciona um botão que permite interagir com o Google Music sem ter de abrir o respectivo separador. Mostra um balão aquando da mudança de música.
- Music Plus for Google Music – parecida com a anterior e, além disso, modifica o site Google Music onde adiciona informação acerca do intérprete (no topo da página), proveniente do portal Last.fm. Inclui ainda atalhos de teclado para controlar a reprodução.
- Google Music Applet – parecida com as anteriores mas mais simples e pobre em funcionaliades.
- RC for Grooveshark™ & Google Music™ – controlo da reprodução do Google Music com recurso a atalhos de teclado configuráveis.
Extensões Mozilla Firefox:
- Google Music Downloader + Hotkeys + Artist Bio – permite descarregar qualquer música a partir do site Google Music (após o serviço ter deixado a beta é possível descarregar as músicas compradas a partir do site e da aplicação Google Music Manager), configurar atalhos de teclado, visualizar biografa e notificações da música em reprodução.
- Google Music Keys – permite configurar teclas de atalho para controlar a reprodução.
- Google Music Hotkeys – parecida à anterior.
Matéria publicada no site do http://pplware.sapo.pt/