Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Solucionando problemas ao importar faixas para o iTunes Match



Entre os ícones que você pode ver na sua biblioteca do iTunes após habilitar o iTunes Match (serviço de armazenamento de músicas na nuvem ainda não disponível para contas brasileiras - saiba como criar uma conta estrangeira) está uma nuvem com um ponto de exclamação sobre ela. ele significa que o iTunes Match encontrou um problema enquanto rastreia a faixa em questão. Então habilite a coluna iCloud Status no iTunes e você simplesmente verá a mensagem “Erro”; clique no ícone da nuvem com o ponto de exclamação e verá essa caixa de diálogo “de ajuda”.
itunesmatcherror02.png
 Mas se você já se achou nessa situação  há uma solução relativamente simples para isso.
Em primeiro lugar, converta a faixa em questão para um arquivo AIFF (AIFF é um formato de áudio bruto e sem compressão). Para fazer isso, vá até as preferências do iTunes, clique no botão Importar Configurações (Import Settings) no painel geral, e selecione Codificador AIFF (AIFF Encoder) a partir do menu drop-down Usando Importação (Import Using).
Selecione a faixa com a qual está tendo problemas, clique nela enquanto a tecla Control está apertada, e selecione a opção Criar Versão AIFF (Create AIFF Version). O iTunes fará outra cópia da música, agora codificada como um AIFF – para diferenciar as duas faixas de mesmo nome, lembre-se de habilitar a coluna Tipo (Kind) ao clicar com a tecla Control apertada nos cabeçalhos da coluna e selecionando-a (também é possível converter várias faixas ao clicar sobre elas com a tecla Command apertada, e então selecionar a opção Criar Versão AIFF).
Uma vez que tenha a nova versão, apague a antiga da sua biblioteca no iTunes. Você então será questionado se realmente quer apagar a música do seu computador. Esse é o pequeno segredinho do iTunes Match: apesar do erro, a sua biblioteca no iCloud possui uma entrada para essa música, por isso certifique-se de desmarcar a opção que diz “Também deletar essa música do iCloud” (se você não quiser apagar o arquivo original, não esqueça de clicar em Manter Arquivo na caixa de diálogo a seguir; assim ela ficará no seu computador, caso você precise dela como referência novamente.)
Após ter removido a faixa com erro do iTunes, clique com a tecla Control apertada na versão AIFF e selecione a opção Adicionar ao iCloud (Add to iCloud). O iTunes Match precisa fazer o seu trabalho e combinar ou fazer upload da sua nova versão para a nuvem, sem erros.
itunesmatcherror04.png

Um ponto negativo do formato AIFF é que ele é muito maior do que arquivos de áudio comprimido, como o formato AAC que a Apple utiliza. Mas, se a sua faixa estiver combinada na base de dados do iTunes (em vez de apenas ter feito o upload dela), você pode apagar a versão AIFF da sua biblioteca no iTunes – desta vez se certificando de não apagar também a versão no iCloud – e baixar novamente um arquivo AAC de 256-kbps (se você tem muitos arquivos que precisa solucionar, então talvez deva realizar um passo extra e usar o iTunes para convertê-los de volta para AAC antes de fazer o upload, afim de acelerar o processo).
Você pode pular muitos dos passos acima se usar um programa como o editor de áudio Fission, da Rogue Amoeba. Como o Fission é livre de perdas, você pode abrir um arquivo AAC e salvá-lo novamente sem nenhuma diminuição/perda de qualidade. Dependendo dos erros do arquivo original, a nova versão que você salvar pode subir (upload) com sucesso para o iCloud.