CUPERTINO, Califórnia-18 de outubro, 2011-A Apple ® anunciou hoje os resultados financeiros do quarto trimestre fiscal de 2011 encerrado em 24 de setembro, 2011. A empresa apresentou uma receita trimestral de 28,27 bilhões dólares e lucro líquido trimestral de 6,62 bilhões dólares, ou 7,05 dólar por ação diluída. Estes resultados se comparam ao faturamento de 20,34 bilhões dólares e um lucro líquido de 4,31 bilhões dólares, ou 4,64 dólar por ação diluída, no trimestre do ano passado. A margem bruta foi de 40,3 por cento contra 36,9 por cento no trimestre do ano passado. As vendas internacionais responderam por 63 por cento da receita do trimestre.
A empresa vendeu 17,07 milhões de iPhones no trimestre, representando um crescimento de 21% sobre o trimestre do ano passado. A Apple vendeu 11,12 milhões iPads durante o trimestre, um aumento de 166 unidade por cento sobre o trimestre do ano passado. A companhia vendeu 4,89 milhões Macs durante o trimestre, um aumento unitário de 26 por cento sobre o trimestre do ano passado. A Apple vendeu 6,62 milhões de iPods, uma diminuição unitária 27 por cento em relação ao trimestre do ano passado.
"Estamos entusiasmados com o encerramento muito forte de um 2011 excelente ano fiscal, crescendo receita anual para US $ 108 bilhões e lucros para US $ 26 bilhões", disse Tim Cook, CEO da Apple. "A resposta dos clientes para o iPhone 4S tem sido fantástica, temos um forte impulso de entrar em temporada de férias, e continuamos muito entusiasmados com o nosso pipeline de produtos."
"Estamos extremamente satisfeitos com a nossa receita trimestre recorde de Setembro e ganhos e com geração de caixa de US $ 5,4 bilhões durante o trimestre", disse Peter Oppenheimer, CFO da Apple. "Olhando adiante para o primeiro trimestre fiscal de 2012, que terá uma duração de 14 semanas, em vez de 13, esperamos uma receita de US $ 37 bilhões e esperamos que os lucros diluídos por ação de cerca de 9,30 dólares."
Apple desenvolve Macs, os melhores computadores pessoais do mundo, juntamente com OS X, iWork iLife e software profissional. Apple lidera a revolução da música digital com seus iPods e loja online iTunes. A Apple reinventou o telefone celular com o revolucionário iPhone e a App Store, e introduziu recentemente dois iPad que estão definindo o futuro da mídia e dispositivos móveis de computação.