Pages

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A história de uma paixão

Post publicado em março de 2011. Um dos primeiros deste blog. Vale recordar. 
O símbolo da Apple é incrivelmente leve e raro. São poucos os admiradores da maçã, metálica ou branquela dos nossos queridos Macs, que conhecem ou se perguntam o que significa, ou de onde  Jobs e  Woz tiraram a idéia de nomear sua empresa de informática de… maçã.
A coisa começa .... Reza a lenda que Newton, encostado em uma macieira, teria visto uma das maçãs cair , daí surgindo o famoso estalo que deu início aos seus estudos sobre a gravidade. E a fama da maçã ter -se tornado um simbolo  de inspiração e descobrimento.
Temos também nossos queridos Adão e Eva, e aquela história de serpente , maçã, fruto proibido, mordida, vocês conhecem a origem de toda a confusão. A maçã também é o fruto da árvore da sabedoria. Isso seria outra referência do símbolo.
A Apple foi fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers, em 1976, na Califórnia, sediada em Cupertino. A Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis, além de iPhone e Ipad. Possui também seu programa, iTunes, onde vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes  e uma infinidade de aplicativos para seus aparelhos.
A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007. A mudança de nome veio junto com a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, proporcionando uma contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores.
A Apple também opera em mais de 284 lojas nos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Itália, China e Países da Ásia, tendo recebido no último trimestre de 2010 em torno de 50 milhões de visitas, mais de 40 vezes o número de visitas ao Museu do Vaticano, um dos maiores do mundo.  São as famosas e lindas Apple Store. Vendem os produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.
Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores fieis que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.
Recentemente, no início da apresentação que culminou com o lançamento do iPad 2 o CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou alguns números que mostram o tamanho da companhia e sua presença no mercado. A companhia  criada em 1976 e 35 anos depois  regista vendas de 26,7 mil milhões de dólares durante o terceiro trimestre de 2010, valor recorde que representa um crescimento de 71 por cento. No período observado, o resultado líquido aumentou 78 por cento, para 6. bilhões de dólares , acima das expectativas da maior parte dos analistas. Hoje é a segunda empresa americana em valor de mercado, perdendo, por enquanto, apenas para a gigante Exxon Mobil Corporation.
Os números impressionam e enterram de vez os rumores  que diziam que seus novos lançamentos (Ipad e Iphone) não teriam fôlego. Os numeros provam a cada dia como o mercado de musica, filmes e  livros (eBooks), estão mudando e dominando o mercado mundial  multimídia. A quantidade de 100 milhões de livros baixados em 1 ano dá uma média de 6,6 livros por cada iPad vendido. Nesse universo temos:
  •  2500 livreiros cadastrados e 100 milhões de livros baixados;
  • 200 milhões de contas de usuários;
  • Desenvolvedores já lucraram Us$2 bilhões vendendo seus apps na AppStore;
  • 100 milhões de iPhones já foram vendidos;
  • 15 milhões de iPads vendidos em 2010; Ipad2 com vendas de 1 milhão em apenas 1 fim de semana.O Ipad1 levou 28 dias para  atingir esses números. Os concorrentes estão longe desses números ou não conseguiram nem lançar seus produtos ainda.
  • 65000 apps disponíveis para iPad (com direito a uma indireta aos escassos 100 apps disponíveis para Android Honeycomb);
  • Inúmeros casos de sucesso de aplicação de iPads nas áreas de aviação, automobilística, educação e saúde
Agora, se você ainda não foi mordido pelo feitiço da Maçã e ainda não abre mão do seu PC-- o windows não é mais fácil que o OS da Apple, ao contrário,  apenas você vem usando  e fazendo a mesma coisa repetitivamente durante anos, até física quântica nesse tempo você teria aprendido.--, aqui vão alguns argumentos. Veja a facilidade que tem as crianças de até 6,7,8 anos para usar os mac's, iphones e ipads. Mas tudo bem,  da próxima vez que for comprar um computador, telefone celular ou tablet, leve uma criança, por mais incrível que possa parecer, para ajudá-lo em sua compra.  Em decorrência da "cabeça aberta deles,  a escolha vai ser feita sem os vícios do passado e você poderá conhecer novos equipamentos mágicos como diz Steve.  Para ajudar sua avaliação nesse conflito de deixar o windows, fique sabendo que praticamente todas as aplicações de software comuns rodam tanto em Macs quando em Windows. Isso inclui o Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook), a maioria dos grandes navegadores (Firefox, Chrome e Safari - o Internet Explorer , ainda bem, deixou de ser desenvolvido para Mac na versão 5 e não faz a menor falta), o Adobe Photoshop e principalmente o iTunes (ai a Microsoft é que é o intruso). Isso quer dizer que usuários de Mac e PC podem compartilhar quase todo tipo de arquivo ou documento. E mais, Macs e PCs podem rodar facilmente na mesma rede doméstica ou corporativa.
Para usuários, as maiores diferenças entre os dois são cosméticas e semânticas. Um usuário de muito tempo de Windows pode olhar para um Mac e perguntar "Onde está o menu Iniciar? Por que as aplicações não fecham quando eu clico no X? Que diabos é o Finder?".
Parte da confusão vem de diferentes formas que os dois sistemas abordam menus. No Mac, o menu da principal aplicação está sempre no topo da tela, separada das janelas da aplicação ativa em si. Por isso, mesmo quando você fecha as janelas do navegador no Mac, a aplicação que você está usando ainda está rodando. Você tem de selecionar "Quit" para fechar a aplicação completamente.  O grande lance é que você não tem nem mesmo de escolher entre Mac e PC mais: a Apple oferece uma aplicação chamada Boot Camp que permite que você rode Windows no seu Mac.
Dizem os que tem inveja de nós , os diferentes,  que os produtos da Apple sào caros. Esse é um mito perpetuado pelo talentoso departamento de relações públicas da Apple e repetido pelos amantes da Apple em torno do mundo. A Apple não se esquiva do fato de que, em média, seus produtos custam mais que os similares feitos por outros fabricantes. Em vez disso, ela afirma que seus produtos são tão superiores que eles valem o preço cobrado.Mas se você acha caro, é diferente de não ter para comprar, então você não merece ter um Mac.
E tudo isso os fans da Apple devem a Steve Jobs . Ele é sinônimo do sucesso da Apple. Quando ele voltou para a companhia em apuros, em 1997, como CEO interino depois de ter sido expulso em um golpe do conselho em 1985, ele liderou o mítico ressurgimento da Apple que ainda continua até hoje .
Jobs é nosso tech guru de jeans, camisa de gola rulê preta e tênis  New Balance,  modelo 991, que toma o palco da MacWorld todo ano para apresentar ao mundo alguns dos mais inovadores gadgets da computação e eletrônicos das últimas duas décadas. Feliz de quem está vivendo isso e vai poder contar para os filhos dos seus netos como tudo começou.

on more thing: a apple tem o melhor sistema para rede sem fio doméstica e de pequeno porte atualmente à venda.  São os airport extreme base station e os airport express . Mas ai já é outra conversa...
Mas então tudo dela é melhor que dos outros? É. E fim de papo.